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Notícias

Atualização Cadastral é Essencial para a Manutenção dos Benefícios Previdenciários

Data de publicação: 6 de fevereiro de 2025


Até o momento, 71% dos servidores já iniciaram ou concluíram o Censo. A atualização cadastral pode ser feita online no portal oficial https://brusque.sc.censoprevidenciario.app.br/ ou ainda pelo mesmo site, é possível agendar atendimento presencial. O prazo final para concluir o Censo é 21 de fevereiro de 2025.

A atualização dos dados cadastrais segue a legislação vigente, incluindo a Lei Federal nº 8.144/91, que estabelece a obrigatoriedade do censo para a correta organização dos sistemas previdenciários dos servidores públicos. Essa atualização é necessária para garantir que o cadastro de todos os servidores esteja em conformidade com as exigências legais e administrativas, assegurando o pagamento correto de benefícios, como aposentadorias e pensões. Além disso, os dados coletados no Censo são fundamentais para o cálculo atuarial, que é um procedimento utilizado para estimar quanto o município precisará reservar para garantir o pagamento dos benefícios previdenciários no futuro. Em termos simples, esse cálculo ajuda a prever o valor necessário para que o sistema de previdência seja financeiramente sustentável, levando em consideração a quantidade de servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Os documentos exigidos são detalhados no portal, e é importante que cada servidor forneça as informações necessárias de acordo com seu vínculo (ativo, aposentado ou pensionista). A não realização do Censo pode levar à suspensão dos pagamentos de remuneração, aposentadoria ou pensão, com possível cancelamento após 3 meses de suspensão.

Os segurados que realizarem o Censo de forma online devem ficar atentos ao e-mail cadastrado, pois é por meio dele que receberão a confirmação de aprovação do cadastro, notificações sobre possíveis contestações de documentos e a informação de que o comprovante de conclusão está disponível para impressão.

Importante destacar que o Censo está sendo realizado pela empresa 3IT Consultoria, contratada por meio de licitação, para garantir a qualidade e a eficiência na coleta e atualização dos dados cadastrais. Para facilitar a comunicação, a 3IT Consultoria disponibiliza o WhatsApp exclusivo do Censo: (47) 99116-2814, onde os servidores podem esclarecer dúvidas e obter mais informações.

A colaboração de todos é essencial para o sucesso na gestão do sistema previdenciário do IBPREV. Não deixe para depois, acesse o portal e faça sua atualização o quanto antes!


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Consulte o destino dos recursos e despesas geridos pelo IBPREV acessando o Portal da Transparência de Brusque.

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