Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão

IBPREV completa 10 anos de história

Data de publicação: 11 de outubro de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa
Créditos: Assessoria de Imprensa

Neste mês de setembro de 2021 o Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev) completa 10 anos. Para marcar a data foi realizado o corte do bolo com a presença de servidores e conselheiros na sede do Instituto. Foi em 16 de novembro de 2011 que a primeira diretoria executive foi constituída, formada pelo diretor-presidente Alexandre Melquíades Elias e diretor administrativo e financeiro, Edemílson José dos Santos.

Esta data ficou marcada para os servidores públicos pais entre 1994 e 2004. Brusque teve Regime Próprio de Previdência (RPMS), criado pela Lei Complementar Municipal de número 20, em 1993, porém o regime foi extinto e entre 2005 e 2011 os servidores contribuíram com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Em 2009, foram publicadas as leis do regime jurídico, estatuto do magistério e novo plano de cargos e salários. Este novo cenário propiciou a recriaçáo do RPPS, por meio da Lei Complementar Municipal nº 174, de 20 de setembro de 2011, que também criou a Autarquia IBPREV e instituiu o plano de amortização do déficit atuarial.

Alexandre Elias relembra o período de criação do instituto. "O IBPREV era uma das ações do planejamento estratégico da época. A valorização dos servidores, que voltaram a ter aposentadoria e pensão reconhecidos e pagos nos termos constitucionais e, do outro, em economia para o município. Sua criação foi plural, resultado de debate transparente com servidores, sindicato, legislativo e executivo". Ele afirma que a gestão transparente sempre foi uma das prioridades. "Desde o início foram adotadas as melhores práticas de gestão, inclusive reconhecidas em concurso nacional de entidades de previdência. Mais do que tudo isso, foi muito gratificante receber o abraço de servidores que no momento da aposentadoria sentiram abrigados. Que o IBPREV siga forte", conclui.

Em janeiro de 2012 foram empossados os membros do Conselho de Administração Fiscal e em fevereiro daquele ano, foi constituído o Comitê de Investimentos.

CADPREV

Acesso ao Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social, da Secretaria de Previdência Federal.

Folha de Pagamento

Acesso ao sistema de geração das folhas de pagamento. Clique aqui para consultar os valores.